sexta-feira, 11 de maio de 2012

Paralisia do sono

Alguém já exprimentou Paralisia do Sono? Sabem o que é?
Hoje lembrei-me de escrever sobre isso porque novamente acordei durante a noite a espernear e sem saber onde estava. Isto não é paralisia do sono, mas lembra-me a primeira noite em Lisboa e a primeira noite quando me mudei para um novo apartamento no Porto, desta vez sozinha, sem a minha irmã.
Em comum estão a mudança de ambiente, a ansiedade e o stress.
Nestas duas vezes numa espécie de despertar senti-me completamente paralisada, tenho a ideia de ter conseguido pestanejar de resto não conseguia mexer-me. A sensação de paralisia por si só já é aterradora, mas vinha ainda acompanhada de um aperto num peito, como se tivesse algo grande sentado, debruçado por cima de mim a fazer força e parecia mal conseguir respirar e ainda as alucinações visuais e auditivas, não conseguia ver o que era mas percebia os seus contornos de bicho grande, e apercebia-me da sua respiração, ou fala, nem sei...
Não sei quanto tempo durou, não deve ter chegado a um minuto, e quando tudo terminou foi um alivio.

John Henry, the nightmare. Imagem bastante ilustrativa.


Paralisia do sono é um distúrbio do sono, uma parassónia do sono REM (rapid eye movements). Trata-se como o próprio nome indica, de uma paralisia, impossibilidade de realizar movimentos voluntários, e ocorre na transição da fase REM (fase esta em que sonhamos, caracterizada por um sono agitado, com atonia do músculos) para o despertar. Os sintomas são: movimento ocular preservado, ocorre predominantemente em posição dorsal, pode ser acompanhado de alucinações visuais e auditivas, sensação de presença do mal, sensação de se estar a ser tocado, sensação de incapacidade de respirar, com pressão no peito.

Bem, foi um post didático...

2 comentários: